5 mentiras que escutamos por aí sobre a barba

5 mentiras que escutamos por aí sobre a barba

Nessa última década, os homens voltaram a cultivar uma barba cada vez maior e mais estilosa, contudo, ao mesmo tempo em que houve a popularização da barba e um expressivo aumento deste mercado, muitos mitos ainda cercam esse assunto.

Os mitos sobre fazer a barba são como lendas urbanas e agora a equipe de profissionais da Barbearia do Seu Zé irá citar alguns dos mitos mais populares:

  1. A BARBA CRESCE MAIS RÁPIDA E MAIS GROSSA QUANDO RASPADA
    Pode ter certeza que em algum momento da sua vida você já ouviu ou leu essa frase. Talvez você tenha escutado isso na adolescência e tentou por semanas fazer a barba todos os dias (mesmo com poucos pelos no rosto). O otimismo pode ter feito você achar que isso deu certo, mas a verdade é que sua barba estava se desenvolvendo, então ela ia crescer de qualquer maneira. E quando a barba já está formada ela pode parecer engrossar quando é raspada, mas é só impressão. O que acontece é que você corta o fio mais rente à pele, perto da base onde ele já é grosso mesmo. O crescimento, a espessura e a cor dos pelos são controlados pelos genes, não pela frequência com a qual você faz a barba. Uma dica valiosa para ela crescer mais bonita e saudável é ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios, beber bastante água e utilizar produtos de qualidade.
  2. OS PÊLOS DA BARBA CRESCEM PROPORCIONALMENTE
    Cada fio pode crescer numa velocidade diferente e a barba nunca cresce uniforme. Uma região da sua barba pode crescer mais rápido que a outra e isso é normal. E é por isso que é importante apará-la com certa frequência, mesmo se o seu objetivo for deixar uma barba mais longa.
  3. BARBA É SINÔMINO DE SUJEIRA
    As barbas podem parecer desalinhadas e bastante sujas se não forem tratadas corretamente, como qualquer outra coisa, do mesmo jeito que o seu cabelo, suas unhas e qualquer outra parte do seu corpo. O que é realmente verdade são as proteções a saúde que os pelos faciais oferecem, incluindo em ambientes que antes eram abominados, como o clínico, por exemplo. Seguindo uma rotina inteligente de cuidados com a barba é possível manter uma barba limpa, bonita e saudável. E isso só vai exigir de você uma rotina sólida, usando bons produtos e um pouquinho de tempo e dedicação.
  4. A BARBA COÇA E INCOMODA QUANDO CRESCE
    Ter uma barba não significa que ela vá coçar e incomodar. O principal motivo que pode fazer a barba coçar é a falta de hidratação, a falta de higiene ou poros obstruídos que podem levar aos pelos encravados. Por isso o cuidado com a barba é extremamente necessário. Hoje em dia há alguns produtos que eliminam a coceira, renovam as células e reduzem a vermelhidão, para casos mais crónicos. Para os casos mais simples e mais comuns entre os homens, o uso de um balm ou óleo de barba certamente podem solucionar o problema. Hidratada, ela não vai arranhar e ainda vai crescer mais saudável.
  5. PRODUTOS ESPECÍFICOS PARA A BARBA SÃO DESNECESSÁRIOS
    Você pode até ter lavado a sua barba com água e sabão ou até ter usado shampoos para cabelo a vida inteira, mas o dia em que experimentar produtos indicados para a barba e para a sua pele do rosto, vai ver que perdeu muito tempo! Produtos de limpeza específicos para peles oleosas, secas ou mistas, além de óleos e balm para barbas, por exemplo, fazem toda a diferença na hidratação e saúde dos fios, proporcionando um resultado bem melhor!