Cuidados com o Cabelo Masculino

Cuidados com o Cabelo Masculino

Os cuidados com o cabelo masculino vão além de lavar e secar naturalmente. Para os fios ficarem sedosos, com brilho e aspecto saudável, é necessário investir nos produtos certos e em uma rotina de cuidados. Confira as 5 principais dicas para o seu dia a dia:

1 – Lavagem

Lavar os cabelos é essencial para manter os fios sempre limpos, controlar a oleosidade e retirar as impurezas que se acumulam ao longo dia. Porém, é importante ficar atento à frequência das lavagens, pois elas devem variar de acordo com o tipo de cabelo. Se você gosta de lavar a cabeça todos os dias, é recomendado utilizar um shampoo exclusivo para o uso diário que faça uma limpeza suave sem deixar os fios ressecados. Caso seus fios sejam muito secos, o ideal é intercalar a higienização para dia sim dia não.

2 – Hidratação 

O cuidado com os cabelos masculino não se resume a um único passo: lavar com shampoo. Esse não é um hábito válido para aqueles que têm as madeixas mais longas ou que estão com elas ressecadas. O uso de condicionador é de extrema importância pois tem a função de nutrir, promover a maciez e fechar as cutículas dos fios. Entretanto, se você possuir o couro cabeludo oleoso, o recomendado é, de fato, abrir mão do produto para não estimular ainda mais a oleosidade e ter um resultado aquém do esperado. Além disso, lembre-se: ao aplicar condicionadores use apenas no comprimento dos fios, não na raiz, e em pouca quantidade.

3 – Temperatura da água

Outro cuidado muito importante na hora do banho é a temperatura da água. A exposição dos cabelos ao calor pode ressecar os fios, deixando-os mais frágeis e suscetíveis à quebra. Além disso, a água quente também pode induzir o couro cabeludo a produzir mais oleosidade. Por isso, opte por lavar os fios em uma temperatura mais branda. Além de evitar o ressecamento, banhos frios são ótimos para a saúde do couro cabeludo pois ativam a circulação da área.

4 – Pentear

Ao contrário do que possamos pensar, pentear o cabelo com regularidade não favorece sua queda, muito pelo contrário, é uma ação com inúmeros benefícios. É que ao passar a escova ou pente pelo cabelo, ele se revigora, fica mais brilhante e muito mais forte. Um dos principais benefícios é que este simples gesto reativa a circulação sanguínea permitindo que todos os nutrientes e oxigênio cheguem perfeitamente ao bulbo capilar e caule piloso.

5 – Produtos de qualidade

Sempre utilizar produtos de boa qualidade e de preferência recomendado por um barbeiro ou especialista, afinal, um produto de má qualidade pode causar desde ressecamento e oleosidade dos fios até a queda do cabelo. 

Alguns produtos já estão ultrapassados, como por exemplo, o gel para cabelo. Apesar de ótimo finalizador, o seu uso recorrente pode acarretar em fios ressecados, quebradiços e ainda afetar o crescimento. No seu lugar é recomendado usar pomada, cera ou pasta modeladora pois elas não danificam o cabelo e têm um aroma muito mais agradável, além de opções que promovem efeito matte ou molhado com fixações média a forte. Outra dica é nunca exagerar na quantidade de produto aplicado.



WhatsApp chat