Como fazer a barba em casa?

Como fazer a barba em casa?

Quem ai não gosta de ir a Barbearia Do Seu Zé, relaxar na cadeira tomando um chopp artesanal, enquanto nas televisões passam os seus esportes favoritos e um barbeiro cuidando especialmente da sua barba para deixá-la nos trinques? Sim, é uma experiência única.

Sabemos que o cuidado com a barba na barbearia é mais efetivo, mas a manutenção em casa é essencial, ainda mais nos dias de hoje. Confira o passo a passo de como fazer a sua barba em casa:

 

1 – Limpeza

Cultivar uma barba significa higienizá-la diariamente. A barba acumula muitas impurezas e tem propriedades específicas, então antes de começar a se barbear é recomendado lavar a barba com um shampoo adequado para tal. Aplicar o produto com a barba úmida, massagear toda a barba e deixar agir por um minuto. Além de limpar, muitos shampoos agem tonificando e revitalizando os fios, proporcionando maleabilidade e um toque sedoso.

2 – Manter o desenho

É muito importante definir onde começa e termina a sua barba. Escolher a barba certa para seu tipo de rosto é fundamental para uma harmonização facial. Este trabalho seria melhor executado por um barbeiro, porém temos uma dica que funciona para a grande maioria dos casos. A dica para escolha do desenho é simples: deixar a altura da barba na linha da boca (entre os lábios) e com o dedo indicador limitar a passada do aparelho de barbear. 

3 – Barbear

Quando? Faça a barba durante ou logo após o banho. A água morna auxilia na dilatação dos poros e melhora a lubrificação da pele, promovendo um barbear mais fácil e saudável.

Com o que? Com lâminas de qualidade e em bom estado. Utilizar também creme, gel ou espuma de barbear para facilitar o deslize da lâmina, proteger a pele e reduzir a irritação.

Como? A forma correta de barbear é com a lâmina sempre na direção do crescimento dos fios para não gerar nenhum desconforto ou sensibilidade na sua pele, como foliculite e de pêlos encravados. Quanto ao volume da barba, o critério é a sua preferência. Para fazer este controle, use um aparador de barba ou tesoura.

4 – Hidratação

Utilize balm ou loçāo pós barba para finalizar o processo de barbear. Eles auxiliam no fechamento dos poros e têm ativos antissépticos, adstringentes e anti-inflamatórios, essenciais para uma cicatrização saudável. O balm é mais recomendado pois também tem a função de hidratar e reduzir o frizz nos fios rebeldes da sua barba, dando volume e maciez.