Cuidados com a Pele Facial Masculina

Cuidados com a Pele Facial Masculina

Você já chegou a cochilar durante a barboterapia do Seu Zé? Pra quem não conhece, a barboterapia é uma experiência estética que modernizou o jeito antigo de fazer a barba. Nesta técnica, além de uma barba no estilo clássico (toalha quente e navalha) bem feita, o profissional faz uma esfoliação e posteriormente uma hidratação da pele com toques de relaxamento com um massageador terapêutico, o que ajuda a evitar o ressecamento, diminuir o aparecimento de pelos encravados e acelerar as cicatrizações. 

A barboterapia é uma excelente opção de procedimento masculino para a saúde da pele facial, porém a manutenção e cuidados em casa são primordiais, pelo simples fato dos homens produzirem muito suor e sebo no decorrer do dia. Basicamente, existem quatro tipos de pele: oleosa, seca, mista e sensível. Para cada uma delas há produtos e tratamentos específicos, então, procurar um médico dermatologista para definir o melhor caminho é o mais recomendado. Todavia, selecionamos 3 ações básicas para o cuidado com a pele facial masculina, independente de qual tipo ela seja.

1- Limpar

  • Lavar o rosto antes de dormir e logo após acordar, com sabonete indicado para aplicação facial. 
  • Utilizar água fria para remoção das células mortas.
  • Caso tenha barba, não utilizar o sabonete nos pelos e sim um shampoo específico para barba.

2- Hidratar

  • Depois de lavar, passe um hidratante diário específico para rosto em loção, creme ou gel.
  • Não hidratar o rosto após a limpeza estimula as glândulas sebáceas, que começam a trabalhar em dobro para compensar o ressecamento, deixando a pele mais oleosa. Afinal, a higienização ajuda a remover as impurezas e a minimizar a oleosidade do rosto. Com a hidratação, isso é mantido por ainda mais tempo e de uma forma saudável para a pele.

3- Proteger

  • Depois de hidratar o rosto, aplicar um fotoprotetor diário facial com fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.
  • Aplicar o filtro mais de uma vez ao dia, especialmente em locais de muita exposição solar.
  • O protetor solar facial ajuda a prevenir queimaduras, envelhecimento precoce e principalmente o câncer de pele.